Portada » Videos » Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

O veículo detém um Recorde Guinness de velocidade.

Guy Martin é o homem dos recordes de velocidade. Tudo o que seja capaz de movimentar-se rapidamente é suscetível de ser pilotado por ele. Com 38 anos, o britânico acumula quatro Recordes Mundiais do Guinness, obtidos nos últimos cinco anos. E o último é especialmente curioso, por ter conduzido o trator mais rápido do mundo.

Logicamente, este JCB Fastrac Two foi modificado com um motor de 1.000 CV, ao que se juntam uma série de inserções aerodinâmicas na carroçaria, rodas específicas e uma cabina despida de tudo o que, normalmente, está presente num trator convencional. Mais parece o posto de comando de um carro de competição: o assento apresenta um desenho desportivo e conta com um cinto de cinco pontos como sistema de retenção. Além disso, incorpora um moderno sistema de telemetria.

Recorde numa pista de aeroporto

récord tractor más rápido

Para bater o recorde, Martin e a sua equipa de JCB viajaram até ao aeródromo militar de Elvington. O recorde, segundo os critérios do Guinness, era superar os 140 km/h do anterior numa uma distância de 1 km. A marca foi pulverizada na primeira tentativa há mais de seis meses, tendo sido atingidos os 166,7 km/h. Todavia, após um árduo trabalho de melhoria do veículo, que contou com a colaboração da equipa Williams de Fórmula 1, o trctor superou a marca dos 200 km/h.

A atual marca, de 217,5 km/h, batida há algumas semanas no mesmo aeródromo, dificilmente será batida nos tempos mais próximos. Muitos automóveis não conseguem alcançar a velocidade desta máquina agrícola, que se comportou como um desportivo no asfalto do aeródromo. As espetaculares imagens da tentativa do recorde falam por si.

“Não se sente como um trator”

“Não se sente como um trator”, explica o piloto. “Por fora vê-se um trator, mas por dentro é uma coisa totalmente diferente”, sublinha. Além deste curioso recorde, Guy Martin tem no seu currículo o feito de ter sido o homem mais rápido do mundo sobre um trenó (134,3 km/h), o recorde de velocidade num ‘carro louco’ de fabrico caseiro (137,7 km/h) e o Guinness de velocidade no ‘muro da morte’ com moto, alcançando 125,7 km/h.

Fora dos recordes do Guinness, o temerário piloto também subium a um hovercraft para bater o recorde britânico de velocidade com este veículo, levando-o até aos 121,04 km/h.

Acrescentar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMA EDIÇÃO
Siga-nos no Facebook