Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021

A Toyota Motor Europe (TME) registou em 2021 vendas de 1.076.300 veículos Toyota e Lexus, superando novamente o mercado que tinha estabilizado devido aos efeitos combinados da escassez da oferta devido à pandemia e falta de semicondutores.

Neste período, a quota de mercado global da TME aumentou para um novo recorde de 6,4%, a maior de sempre, refletindo um crescimento global de +1,4 p.p. desde 2018. Este desempenho elevou a marca Toyota, pela primeira vez, à 2ª posição na venda de ligeiros de passageiros na Europa.

Uma parte fundamental deste sucesso pode ser atribuído a uma elevada procura de clientes pela gama de baixas emissões de CO2, que engloba uma vasta gama de veículos elétricos a bateria (BEV), elétricos a hidrogénio (FCEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV). 623.777 veículos híbridos é o total anual de vendas da TME em 2021, um aumento de +19% em termos homólogos, representaram 58% do total das vendas e 70% das vendas na Europa Ocidental.

Os modelos mais vendidos da marca foram, o Corolla, o Yaris e o RAV4 que representaram 55% do volume. Em termos globais, os veículos eletrificados com a tecnologia híbrida representaram 58% (+ 5,0 p.p. em termos homólogos) e 69% (mais 6,0 p.p.) na Europa Ocidental.

Os principais lançamentos incluem o novo SUV compacto Yaris Cross. Em abril de 2021, foi anunciada a nova submarca bZ de elétricos a bateria, construída numa plataforma dedicada e-TNGA, seguida da estreia europeia do SUV bZ4X em dezembro de 2021.

A Lexus aumentou o seu volume de vendas em +2% em termos homólogos e obteve uma quota de mercado premium de 2,3%. Os mais vendidos da marca, UX, NX e RX representam 81% do volume. Globalmente, os híbridos representaram 61% das vendas totais da Europa, aumentando para 90% na Europa Ocidental e Central.

 

Publicidade
ÚLTIMA EDIÇÃO
Lubrificantes Repsol
Publicidade