Portada » Destaques » Tecnologia da Ford alerta para abertura das portas

A Ford desenvolveu uma tecnologia ‘Exit Warning’ que previne acidentes durante a abertura de portas de veículos.

O sistema fornece avisos visuais e acústicos aos utentes das estradas e aos ocupantes de veículos, quando deteta que a abertura da porta de um carro estacionado possa causar uma colisão. O ‘Exit Warning’ também poderá impedir que a porta da viatura se abra na trajetória de alguém a passar.
Os veículos Ford já dispõem de sensores que conseguem detetar peões ou ciclistas e travar automaticamente, e ajudam os condutores a perceberem se outros utentes da estrada estão a passar nos seus ângulos mortos.

Com o recurso a estes sensores já existentes, o ‘Exit Warning’ analisa a compreende os movimentos dos utentes das vias rodoviárias que, de bicicleta ou numa trotineta elétrica, se aproximam do veículo, quer do lado do condutor, quer do passageiro.
Se o sistema detetar que a abertura de uma porta do veículo pode causar uma colisão, é acionado um alarme para avisar o condutor, ou o passageiro, da situação de perigo. Os LEDs em vermelho vivo integrados nos espelhos retrovisores exteriores, começam a piscar e funcionam como um aviso visual para os ciclistas; uma faixa de LEDs vermelhos, colocados no revestimento interno das portas, torna-se igualmente visível coma porta aberta, reforçando o nível de alerta para outros utilizadores da estrada que passam pelo veículo.
Os engenheiros da Ford já estão a trabalhar num desenvolvimento deste sistema, que consiste num novo mecanismo para as portas dos automóveis para impedir momentaneamente a abertura das mesmas até ao sistema ‘Exit Warning’ determinar que o utente da estrada, que passa junto ao veículo, está afastado do automóvel e, em segurança. Os ocupantes do veículo têm a possibilidade de anular manualmente esta função, em caso de emergência.

Acrescentar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMA EDIÇÃO
Siga-nos no Facebook