Portada » Ensaios » Seat Leon ST Cupra R: a discreta rainha de Espanha

Seat Leon ST Cupra R: a discreta rainha de Espanha

É rápida e real a performance da última Leon ST Cupra. A meses da apresentação da nova geração do Leon, a SEAT decidiu lançar uma edição especial (e final) de uma carrinha única e exclusiva.

Já depois de terem lançado a marca Cupra como divisão independente da SEAT, eis que os espanhóis de Martorell tomaram a decisão de dar um fim digno a um dos modelos SEAT Cupra mais populares, o Leon. Disponível na carroçaria de cinco portas e carrinha (ST), este último Leon Cupra recebe a designação R e traz algumas alterações mecânicas e estéticas. Se optarmos pela ST, acrescentamos um “plus” ao cinco portas através de uma bagageira com 587 litros e mais espaço atrás ao nível dos ombros. Ou seja, números perfeitos para desfrutar do ócio em família ou sozinho aos comandos desta discreta rainha espanhola. Mantém o motor 2.0 TSI de 300 CV, o diferencial autoblocante eletrónico, a suspensão adaptativa, a direção progressiva, a tração integral 4Drive e uma suspensão mais firme e rebaixada, moldada por umas belas jantes de 19” que passam quase sempre despercebidas tal é a suavidade com que desafiam a estrada, uma premissa que faz dela uma boa aposta até para adormecer as crianças. A acompanhar surgem novas afinações do eixo dianteiro (alteração do ângulo do camber negativo, tal como acontece no eixo traseiro), enquanto a travagem está a cargo de um sistema Brembo (opcional). A sensação com que ficamos ao volante é a de que estamos perante um dos melhores automóveis desportivos de tração integral da atualidade. Mas passemos dos factos às sensações.

Um fôlego que não acaba

O fôlego é infernal e o próprio som emitido pelas quatro generosas ponteiras de escape, de formato oval, é extremamente viciante. Porém, para atingir este patamar é preciso mudar o Dynamic Chassis Control (um pequeno botão com uma bandeira axadrezadas na consola) para o modo Cupra, onde usufruímos de uma resposta eletrónica mais rápida na caixa, no motor, no som do escape e na direção. O construtor do país vizinho trabalhou bem o efeito sonoro e, tanto em aceleração como em desaceleração, o ruído é sedutor. Cada reta parece imensa porque tudo o que queremos são curvas e ver até que ponto o diferencial autoblocante nos vai ajudando. Como é sabido, este utiliza os acelerómetros do ângulo da direção e do curso do acelerador para “prever” eventuais saídas de frente e, antes que tal aconteça, trava a roda do interior da curva, transferindo a potência para a roda oposta. Para ajudar á festa, bancos desportivos específicos num misto de pele e alcantara e uma intuição geral bastante elevada, pois, não obstante os 300 CV, a carrinha Cupra tem sempre boa motricidade, assumindo-se uma referência na condução desportiva. A caixa automática DSG de 7 velocidades fecha o leque, tornando a condução fácil e fluída. Em pleno ímpeto desportivo, os 20 litros de consumo podem ser uma realidade, mas no modo Comfort e numa utilização quotidiana sem grandes pressas não é difícil atingir médias na ordem dos 8,5 litros. Sem extras, a Leon ST Cupra R custa uns, também, exclusivos 56.595 euros. É o preço a pagar pelo último Cupra com símbolo SEAT.

Texto Ricardo Carvalho / Foto Paulo Calisto

Seat Leon ST Cupra R

FICHA TÉCNICA

TIPO DE MOTORGasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA1.984 cm3
POTÊNCIA300 CV entre as 5.300 e as 6.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO400 Nm entre as 2.000 e as 5.200 rpm
V. MÁXIMA250 km/h
ACELERAÇÃO4,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP)7,1 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP)161 g/km
DIMENSÕES (C/L/A)4.548 / 1.816 / 1.431 mm
PNEUS235/35 R19
PESO1.557 kg
BAGAGEIRA587 l
PREÇO56.595 €
GAMA DESDE56.595 €
IUC238,66
LANÇAMENTOJulho de 2019

Acrescentar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMA EDIÇÃO
Siga-nos no Facebook