Portada » Destaques » Os carros da polícia mais icónicos do mundo

Os carros da polícia mais icónicos do mundo

O carro patrulha é uma das armas essenciais de qualquer polícia para combater o crime. Com o decorrer dos anos houve uma evolução, mas muitos dos desenhos e cores foram mantidos para permitirem uma identificação rápida por quem necessite ou para dissuadir os delinquentes. Reunimos os carros de polícia mais famosos e icónicos do mundo.

Carros da polícia alemã

Começamos pela polícia federal da Alemania, a famosa Polizei. Os seus carros mudaram de desenho e de cores nos últimos anos, passando o verde e branco para o azul com uma lista amarela fluorescente da atualidade. Na sua frota encontramos principalmente marcas alemãs: Volkswagen, BMW, Porsche e Mercedes-Benz. Desta última marca acabam de entrar ao serviço os novos carros patrulha eletrificados.

Australia

Nos antípodas, os carros da polícia têm cor branca com uma lista com quadrados azuis e brancos que percorre toda a cintura do veículo. Atualmente, a frota é constituída por viaturas Kia, Mercedes-Benz, Ford ou a marca local Holden.

Bélgica

A polícia federal belga adota diferentes decorações nos seus automóveis, dependendo da região onde se encontrem, embora o corpo deja o mesmo: Police (Valónia); Politie (Flandes) ou Polizei (comunidades germânicas). O desenho do automóvel apenas mudou na última década, tendo a opção recaído em veículos de cor branca com listas azuis sobre as rodas dianteiras do automóvel.

Brasil

A sempre bem- apetrechada polícia brasileira conta com carros patrulha de todo o tipo, dependendo das unidades e do tipo de trabalho que realize. Mas o carro icónico é a berlina decorada a azul com laterais brancos e uma lista cinzenta sobre as rodas. A marca mais usada pelo corpo policial é a Renault.

Policía Montada de Canadá

A icónica Polícia Montada do Canadá conta atualmente com mais de 29.000 efetivos. A imagem do polícia montado a cavalo já só está reservada para os atos de representação porque os agentes apenas trabalham com automóveis como este, geralmente Ford ou de marcas norte-americanas como a Dodge.

China

A polícia chinesa utiliza nos seus carros patrulha uma decoração em forma de linha azul que percorre toda a lateral até aos faróis dianteiros, sobre fundo branco da carroçaria. Quanto às marcas utilizadas, a mais utilizada nos últimos anos tem sido a MG, a marca britânica adquirida pela empresa chinesa estatal SAIC, que levou toda a produção para aquele país asiático.

Colômbia

Outra dos corpos policiais com mais trabalho do mundo. Tem utilizado muitas marcas, a maioria americanas, para os seus automóveis e modelos de todos os tipos, desde automóveis compactos até pick-up. Mas os mais utilizados são o Chevrolet Aveo sedan (foto), o Chevrolet Cruze, o Toyota Corolla ou o Ford Ranger.

Dubai

Uma das frotas de automóveis de polícia mais espetaculares do mundo. Já foram avistados agentes a conduzir pelas ruas da cidade ao volante do Bugatti Veyron, do Lamborghini Aventador ou do Mercedes-AMG SLS 63 de 570 CV da foto. Todos estão personalizados com as cores branca e verde do corpo.

Polícia Nacional de Espanha

A polícia espanhola mudou muito os seus carros patrulha ao longo dos anos. Dos míticos Seat 131, 124 Ritmo das décadas de ‘70 e ’80 aos atuais Citroën C4 Picasso e Spacetourer, passando pelo Citroën BX, Xantia ou Peugeot 306 dos anos noventa.

Guardia Civil

Não poderia faltar nesta galeria o carro mais icónico da Guardia Civil, pelo menos das últimas décadas: o Nissan Patrol. Potente e de grande durabilidade, foi para muitos agentes o melhor aliado nas suas operações. Continuam ativos em muitas unidades, embora nos últimos anos tenham sido substituídos por outros modelos: Land Rover Discovery. Seat Leon ST ou Toyota Prius.

Policía Nacional francesa

Tal como em Espanha e Portugal, a França tem dois corpos policiais diferenciados de âmbito nacional. Um deles é a Police Nationales, com uma frota de veículos constituída fundamentalmente por marcas francesas: Peugeot 307, 807, Renault Scénic ou Renault Kangoo.

Gendarmerie Nationale de França

Em França, o corpo de gendarmes tem atribuídas competências similares às da GNR, com presença mais forte nas áreas rurais. Não obstante também conta com atribuições nas cidades, tanto para a transferência de detidos ou competências de trânsito. Especialmente famosos são os seus furgões policiais Iveco, além de carros patrulha como o Renault Mégane e o Peugeot Partner.

Israel

A polícia nacional israelita conta com 31.000 efetivos que se encarrega de manter a ordem e a segurança em todo o território, juntamente como o exército. Os seus carros têm uma banda azul escura pintada nas laterais, acompanhada da inscrição ‘Polícia’ em inglês e hebreu. Os agentes utilizam modelos Kia, Toyota ou Mitsubishi.

Polícia de Estado italiana

Este corpo policial é homólogo ao da Polícia de Segurança Pública, Os seus carros são perfeitamente identificáveis tanto dentro como fora das fronteiras italianas, caraterizados pela sua cor azul, a franja branca e a inscrição ‘Polizia’ nas laterais. Tradicionalmente, a Alfa Romeo tem sido a fornecedora da sua frota, embora também tenha contado com viaturas da Fiat e mesmo da Seat. Como curiosidade, em 2004 introduziu um carro patrulha Lamborghini Gallardo, que foi nomeado como o veículo policial mais rápido do mundo em utilização real.

Carabinieri

Os Carabinieri constituem outra das mais importantes forças de segurança italianas. Destaca-se pelo seu bom gosto na hora de selecionar os carros patrulha, todos eles personalizados com as cores do corpo de segurança: negro com lista vermelha. Os agentes têm trabalhado e trabalham com os Alfa Romeo 156 e 159, Lancia Kappa, Land Rover Discovery ou o Fiat Bravo.

Japão

Os carros da polícia japonesa caraterizam-se pela sua cor branca na sua parte superior e negra na inferior, além de substituir a insígnia da marca pela do corpo. Os agentes utilizam todo tipo de veículos para o seu trabalho, embota se destaquem modelos como o Toyota Crown, o Subaru Impreza ou urbanos como os Suzuki Celerio ou Alto.

Polícia de Los Angeles

O corpo da polícia de Los Angeles (LAPD) conta com mais de 9.500 agentes e é o terceiro maior corpo policial dos Estados Unidos, apenas superado pelo de Nova Iorque e Chicago. Os seus carros patrulha já são famosos pelas suas múltiplas aparições em séries e filmes. Nos últimos anos sucumbiu à moda dos SUV e as berlinas deram lugar a carros mais polivalentes e espaçosos como o Ford Explorer.

Marrocos

Os carros de polícia do nosso vizinho do sul caraterizam-se pela sua cor branca com linhas de cores vermelhas e brancas que atravessam a carroçaria desde o teto até à parte inferior do veículo. Pelas mãos dos agentes passam automóveis de todo o tipo como o Toyota RAV4, o Land Cruiser ou este Dacia Logan.

México

Do México exportou-se a imagem das patrulhas policiais de pick-up, muito úteis para transportar um elevado número de agentes em poucos veículos, além de aceder com facilidade a zonas mais isoladas. Os mexicanos recorrem com frequência ao Ford F-150, mas também ao Ranger ou ao Dodge Ram.

Miami

Popularizados nos grandes ecrãs em milhares de ocasiões, os polícias de Miami possuem os carros patrulha mais icónicos dos Estados Unidos. Geralmente são berlinas potentes como o Ford Crown Victoria ou o Dodge Charger, na sua versão sedan. Todavia, os últimos anos, os agentes também passar a circular com SUV potentes como o Ford Explorer.

Polícia de Nova Iorque

Se existe um carro de polícia famoso e facilmente reconhecível, esse é o da polícia de Nova Iorque (NYPD). É o maior corpo policial dos Estados Unidos e é a polícia metropolitana mais numerosa e com mais atribuições de todo o mundo. Os seus carros icónicos, o Ford Crown Victoria ou o Chevrolet Impala, estão sempre presentes sempre que Nova Iorque é cenário de um filme. Nos últimos anos, os agentes receberam modelos mais polivalentes dos que os interiores, quer sejam SUV, quer sejam carros pequenos como o smart fortwo.

Reino Unido

Os automóveis dos polícias britânicos têm mudado ao longo dos anos e têm vindo a ser utilizados veículos de várias marcas e modelos. O caraterístico carro patrulha branco com lista horizontal vermelho foi substituído por um outro mas chamativo com quadrados azuis e amarelo florescente. Entre os modelos mais emblemáticos incluem-se o Vauxhall (Opel) Astra e Zafira, o Peugeot 307, o Ford Focus, o Volvo XC70, o Skoda Octavia ou o Jaguar XF.

Rússia

Os carros policiais russos têm pertencido tradicionalmente a fabricantes como a UAZ, a Lada ou a VAZ, sobretudo esta última. Todavia, a abertura a mercados externos nas últimas décadas permitiram a introdução nas ruas de Moscovo de veículos como o Ford Focus, o Ford Mondeo, o Volkswagen Passat ou o Volvo S60.

Suécia

Dos países escandinavos destacamos o carro da Polis sueca, cuja frota tem como marca predominante a Volvo. Muito parecida à estética do carros patrulha britânicos, com quadrados azuis e amarelos como sinais distintivos, os modelos mais habituales são o V90 ou o XC70.

Carro do Xerife (Estados Unidos)

Não podemos acabar esta panorâmica sem mostrar um carro de Xerife norte-americano. Figura de autoridade fundamental de cada condado norte-americano, o Xerife necessita de carros rápidos e confortáveis para percorrer largas distâncias-. O Ford Crown Victoria é o modelo mais popular, embora o Chevrolet Impala ou ou todo-o-terreno Chevrolet Tahoe também sejam bastante utilizados.

Acrescentar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMA EDIÇÃO
Siga-nos no Facebook