Portada » Atualidade » Mulheres lideram desenvolvimento tecnológico da Seat

Os desenvolvimentos em áreas vitais para o futuro da Seat, como a conectividade, a assistência de voz e a segurança cibernética, estão a ser liderados por três mulheres.

A tecnologia dos assistentes de voz, que serão utilizados em 2030, está a ser estudada por uma equipa de profissionais da China, Estados Unidos e Alemanha, liderada por Anna Homs. A sua missão passa por antecipar as necessidades dos utilizadores e pensam em conceitos com dez anos de antecedência. “Os assistentes de voz vão ser a peça chave no futuro da mobilidade, pois é uma forma de comunicação simples e confortável que é cada vez mais comum em casa, com o telemóvel e, claro, no automóvel”, diz Anna Homs, Engenheira da Seat e Gestora de Projectos de Inovação do Grupo Volkswagen.

Na área da conectividade, a responsabilidade está a cargo de Paqui Lizana, Gestora de Produtos Digitais da Seat. O principal objetivo do seu trabalho é tornar cada vez mais fácil, lidar com coisas mais complexas.”Num ecossistema totalmente conectado, vamos proativamente sugerir ao utilizador a melhor maneira de se deslocar a todo o momento, seja de automóvel, de mota…Com o futuro em mente, os produtos digitais serão a chave para lhes proporcionar a experiência que desejam e deixá-los levar essa experiência de um veículo para outro”, sublinha.
Os desenvolvimentos na área da cibersegurança são conduzidos pela equipa de sistemas elétricos, embalagem e segurança cibernética, liderada por Mareike Gross. “Estamos a trabalhar muito na proteção digital dos automóveis para protegê-los de hipotéticos ataques”, explica.
Para tornar os estudos técnicos e o setor automóvel mais atrativos para as estudantes femininas, a Seat estabeleceu um protocolo de colaboração com a UPC (Universitat Politècnica de Catalunya), ao abrigo do seu programa STEM. Esta iniciativa visa promover a vocação técnica de meninas entre os 9 e 12 anos de idade em que já se consideram que têm idade para decidir as suas preferências profissionais. Algumas engenheiras da Seat darão palestras nas escolas para informar os alunos sobre as oportunidades disponíveis ao prosseguirem os estudos nestas áreas.

Acrescentar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMA EDIÇÃO
Siga-nos no Facebook