Portada » Atualidade » Mercedes-AMG GT Black Series foi o mais rápido em Nurburgring

Mercedes-AMG GT Black Series foi o mais rápido em Nurburgring

Mercedes-AMG GT Black Series (Kraftstoffverbrauch kombiniert: 12,8 l/100 km, CO2-Emissionen kombiniert: 292 g/km), 2020, Outdoor, Nürburgring Nordschleife, AMG magmabeamMercedes-AMG GT Black Series (combined fuel consumption: 12,8 l/100 km, combined CO2 emissions: 292 g/km), 2020, Outdoor, Nürburgring Nordschleife, AMG magmabeam

O Mercedes-AMG GT Black Series tornou-se no carro de produção em série mais rápido de sempre no circuito de Nürburgring.


Com um tempo oficialmente medido e certificado de 6:43,616 m para percorrer os 20.6 km de extensão do circuito (medido sem a reta no setor T13) e de 6:48,047 m para os 20.832 km de extensão total do circuito (medição que inclui a reta do setor T13), o novo V8 situa-se no grupo de elite da categoria de “veículos desportivos” homologados para circulação na via pública e é o líder entre os modelos totalmente de série sem modificações.

Maro Engel explorou todas as possibilidades oferecidas pelo novo Mercedes-AMG GT Black Series de série, como o mais potente motor de produção em série de sempre, o AMG V8, com uma potência de 537 kW (730 CV), a sofisticada aerodinâmica e as extensas opções de regulação da suspensão.

Por exemplo, o repartidor dianteiro construído em fibra de carbono foi estendido para a posição de “Corrida”, enquanto as asas inferior e superior do aerofólio traseiro foram ajustadas cada uma para a posição intermédia. A suspensão AMG regulável com amortecimento adaptativo foi rebaixada em cinco milímetros no eixo dianteiro e três milímetros no eixo traseiro, por forma a reforçar o efeito de venturi no difusor dianteiro.

Os ângulos de sopé foram ajustados para os valores máximos possíveis, de -3.8 graus no eixo dianteiro e de -3.0 graus no eixo traseiro.

No caso das barras estabilizadoras ajustáveis, o piloto optou pela configuração mais rígida de entre as três possíveis e ajustou o controlo de tração AMG de nove níveis entre as posições seis e sete, em função do setor do circuito. Os clientes do AMG GT Black Series também têm à sua disposição todas estas regulações e variações.

Isto também se aplica aos pneus MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R MO com um “composto macio”, que são parte integrante do equipamento de série e foram desenvolvidos em colaboração com o parceiro de desenvolvimento Michelin, especialmente para os principais veículos de competição da série AMG GT series.

O máximo nível de segurança possível foi assegurado não só pelo sistema de travões compósitos cerâmicos AMG de elevado desempenho e de série, mas também pelo Pack Track com sistema de proteção anti capotamento e cintos de segurança de quatro pontos fornecidos como equipamento de série.

A eficiência aerodinâmica do Mercedes-AMG GT Black Series também exerce uma grande influência no desempenho geral do modelo desportivo. Uma derivação direta do desporto automóvel, por exemplo, é o capot em fibra de carbono com duas grandes saídas de ventilação. Estas orientam especificamente o ar quente do radiador para fora do compartimento do motor, o que permite aumentar a força vertical descendente, como o faz a asa traseira e a secção inferior do chassis amplamente fechada.

Tal como sucedeu com o engenheiro de desenvolvimento Demian Schaffert da AMG, que no mesmo dia estabeleceu um novo registo de volta mais rápida com o Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+, as condições também não eram propriamente ideais para Maro Engel – quando o piloto de GT3 passou pelo semáforo de controlo do sistema de cronometragem a 4 de novembro de 2020 pelas 17h02 min, não só já tinha percorrido os 20.832 kms de extensão do Green Hell ao anoitecer, como também tinha acabado de alcançar o melhor tempo a uma temperatura do ar ambiente de sete graus Celsius e com o asfalto a uma temperatura de dez graus Celsius. Além disso, alguns setores do exigente circuito ainda não estavam totalmente secos.

Acrescentar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMA EDIÇÃO
Siga-nos no Facebook