É assim o primeiro modelo elétrico da Toyota

A Toyota apresenta em estreia mundial o novo bZ4X, o primeiro modelo de uma nova série bZ – beyond Zero , (para além do zero) – de veículos elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles).

Fiel ao design e tecnologia do “concept”, revelado no início do ano, o bZ4X é agora apresentado na sua versão final, pronta para produção. É o primeiro modelo Toyota desenvolvido a partir de “uma folha branca” especificamente para ser um elétrico a bateria.

É também o primeiro modelo construído sobre a plataforma dedicada para BEV e com base na filosofia e-TNGA, desenvolvido em conjunto pela Subaru e Toyota. Incorpora a bateria como parte integral do chassis, por baixo do piso do veículo, o que oferece os benefícios fundamentais de um baixo centro de gravidade, excelente equilíbrio de massas entre a frente e traseira, e elevada rigidez da carroçaria para excelente segurança, condução e desempenho.

O bZ4X é um SUV espaçoso e confortável, disponível com um novo sistema de tração às quatro rodas que oferece desempenho fora de estrada de referência, com motores elétricos em cada eixo. O design exterior, elegante e musculado reflete as qualidades de um 100% elétrico e status de SUV, e apresenta uma nova assinatura de design frontal de “cabeça de martelo”, gerando uma nova atitude e presença inconfundível em estrada.
A grande distância entre eixos oferece uma excelente habitabilidade e espaço no habitáculo para 5 lugares, com uma capacidade de bagageira generosa.

A Toyota baseou-se nos 25 anos de experiência na tecnologia de eletrificação e baterias para garantir qualidade, durabilidade e fiabilidade de classe mundial para o conjunto de módulos de bateria de iões de lítio que alimenta o bZ4X. Mesmo após 10 anos de condução, espera-se que a bateria ainda opere a 90% da performance original.

Com a bateria totalmente carregada, a autonomia esperada é de mais de 450 km (dependendo da versão, dados exatos a ser confirmados mais tarde). O bZ4X também vai oferecer recursos de tecnologia, incluído um teto com painel solar que ajuda a carregar a bateria enquanto é conduzido ou quando estacionado e a terceira geração do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense, com sistemas mais avançados de apoio à condução.

O bZ4X fará a sua estreia Europeia no dia 2 de dezembro 2021, seguido de um período de pré-reserva online dedicado a clientes que pretendem ser os primeiros a adquirir o modelo.

O bZ4X é o primeiro modelo da marca concebido com a nova plataforma BEV baseada na filosofia e-TNGA (Toyota New Global Arquitecture). Esta plataforma completamente nova tem a flexibilidade de eventualmente ser usada em futuros modelos bZ e está projetada para produção em série. A unidade de módulos de bateria é compacta e fina. Está localizada debaixo do piso de veículo e faz parte do chassis, ajudando a atingir um centro de gravidade baixo, um equilíbrio de massas entre a frente e a traseira com uma elevada rigidez torcional. Este conjunto de qualidades dão ao bZ4X um desempenho dinâmico estável e responsivo, a grande distância entre-eixos permite um grande espaço interior.

Publicidade
ÚLTIMA EDIÇÃO
Lubrificantes Repsol
Publicidade