Portada » Destaques » Atualidade » Dacia comemora 12 anos de sucesso comercial em Portugal

Dacia comemora 12 anos de sucesso comercial em Portugal

Cumpriram-se, no passado mês de abril, 12 anos sobre o lançamento da Dacia, em Portugal. Foi no Salão de Lisboa de 2008 que a marca foi pela primeira vez mostrada ao público Português. A gama de lançamento era constituída por uma única versão do modelo Logan MCV, disponível apenas com a motorização diesel 1.5 dCi.

No início, apenas alguns concessionários da rede Renault vendiam a marca Dacia, cuja exposição ocupava um pequeno espaço nos showroom da marca Renault.

Hoje, a totalidade da Rede de concessionários Renault, em Portugal, vende, também, a Dacia, que foi gradualmente conquistando o seu espaço, até à atual situação, em que os showroom Dacia são exclusivos, com um branding de marca próprio e, inclusivamente, com acessos diferenciados dos da Renault.

De marca “low-cost”, até à marca “smart choice”, foi este o percurso percorrido pela marca em Portugal onde, como em toda a Europa, se tornou um invejável caso de sucesso.

Os dados disponíveis apontam para que a Dacia ocupe um lugar no Top 5 no ranking de marcas, no que diz respeito às vendas em Portugal a clientes particulares.

Desde 2016 que a Dacia lidera o mercado Português de vendas de automóveis bi-fuel (gasolina-GPL), na qual é dominante com uma quota de mercado que ronda os 60%. A Dacia é, aliás, a única marca a oferecer uma gama completa de automóveis bi-fuel em todos os modelos (com exceção do modelo Dokker).

Em 12 anos, a marca fez o seu caminho de progressiva implementação no mercado Português, tendo hoje níveis de notoriedade elevados.

O interesse pela oferta “smart choice” da marca é crescente. Os três últimos anos representaram exatamente 50% das vendas da marca em Portugal, ao longo de 12 anos.

O Dacia Sandero ocupa uma posição do Top 20 dos modelos mais vendidos em Portugal. O icónico Dacia Duster é um modelo de topo no ultra concorrencial segmento dos SUV.

Uma curiosidade: em abril de 2020, a marca ultrapassou, num mês, a fasquia dos 6% (6,45) de quota de mercado e instalou-se como a 5ª marca mais vendida em Portugal, no mercado de Veículos de Passageiros.

Vendas da marca em Portugal (Passageiros + Comerciais Ligeiros) de 2008 até abril de 2020 – 44.996

Modelos mais vendidos em 12 anos:
Dacia Sandero – 19.637 unidades
Dacia Duster – 10.663
Dacia Logan MCV – 7.489

Melhores anos de vendas (VP+VCL):
2017 – 6.900 unidades
2019 – 6.851 unidades
2018 – 6.849 unidades

Acrescentar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMA EDIÇÃO
Siga-nos no Facebook